FALE CONOSCO | +55 (11) 4634 - 9000

Search
Close this search box.

FALE CONOSCO
+55 (11) 4634 - 9000

Anota ai Blindagem = Obra segura

Um cabo tem muitas partes em sua composição e uma delas é a blindagem. Esta é responsável pelo isolamento e evitar problemas de interferência eletromagnética nos locais em que os cabos estão sendo instalados. Hoje te mostraremos a importância da blindagem dos cabos de média tensão Induscabos ⚡

Blindagem segura = obra segura 🔨

Cabos que operam em tensões de 3,6/6 kV a 20/35 kV devem ser dotados de um elemento metálico sobre seu sistema de isolamento. A corrente que circula pelo condutor induz tensão na blindagem do cabo, efeito similar ao que acontece entre o primário e o secundário de um transformador.

A presença dessa tensão induzida nas blindagens provoca fluxo de corrente nas mesmas, e isso é uma situação indesejável por diversos fatores. Assim, sem um elemento metálico aterrado em uma ou nas duas extremidades do circuito para levar esta corrente induzida para a terra, poderia haver um choque elétrico atravessando um ser humano ou mesmo algum animal que entre em contato físico com o cabo energizado, causando consequências fatais.

Além desta medida de segurança, a blindagem metálica pode ser dimensionada para ser solicitada durante um eventual curto-circuito, dirigindo a corrente de curto-circuito para a terra e evitando danos na instalação. Naturalmente a seção da blindagem deve ser dimensionada para este fim com base no valor da corrente de curto-circuito monofásica no local e a duração de atuação da proteção. A Induscabos apresenta as fórmulas deste dimensionamento em seu catálogo para cabos de média tensão.

Opinião de autoridades no assunto

Poucos fabricantes de condutores elétricos são capazes de fornecer uma gama tão completa de produtos como a Induscabos. Maquinário moderno para produzir cabos de baixa, média e alta tensão, laboratórios completos para realização de ensaios físicos, elétricos e químicos, matérias primas de fornecedores de primeira linha e mão de obra especializada fazem com que a empresa seja periodicamente reconhecida e premiada por seus clientes. Também recebemos inspetores externos, enviados por clientes de grandes obras, dentro de nossa fábrica para acompanhar o processo de fabricação e testes, garantindo a excelência na entrega do produto final.

Além da certificação compulsória exigida pelo INMETRO para alguns produtos, praticamente toda a linha é certificada de forma voluntária pela UL – Underwriters Laboratories, não somente conforme as normas brasileiras, mas também conforme normas europeias, norte-americanas e de países sul-americanos. Oferecemos blindagens seguras em nossos cabos, evitando que você se preocupe com o andamento e integridade de sua obra.

Viu como é fácil? Com a especificação técnica em dia, é possível adquirir seus cabos com muito mais agilidade! Estamos sempre buscando novas melhorias, não deixe de acompanhá-las em nossos canais de comunicação. Encontre o novo sistema de orçamentos aqui!

Nossa Newsletter.

Cadastre seu email e receba nossas novidades