FALE CONOSCO | +55 (11) 4634 - 9000

Search
Close this search box.

FALE CONOSCO
+55 (11) 4634 - 9000

Conheça um pouco mais sobre a nossa história.

A Induscabos forneceu para grandes projetos ao longo de 45 anos em vários setores como: Metroferroviário, obras de expansão em grandes industrias de papel celulose, usinas, mineradoras entre outras.

1976 – FUNDAÇÃO

• Primeira fábrica no bairro do Belém/SP.

Fundadores:

José Alexandre Almeida Luiz

Joaninha Iacono Luiz

Jenner Negrão.

• A empresa iniciou suas operações fabricando produtos na linha de:

- Chicotes automotivos.

- Plugs para indústria de eletrodomésticos

- Fios esmaltados para indústria de motores.

1983 – NOVA CASA

• Mudança para nova planta em Poá/SP – “Sede própria” com aproximadamente 20.000 m².

• Ampliação da capacidade produtiva, novos maquinários, laboratório, estrutura administrativa e comercial.

1990 - AMPLIAÇÃO
NOVAS LINHAS DE PRODUTOS

• Mudança de Portfólio:

Com a sucessão administrativa, a segunda geração desempenhou um papel importante para a história da empresa, remodelando algumas linhas de produtos existentes e introduzindo novos produtos para o mercado de cabos de energia.

• Pulverização para novos segmentos:

Construção civil, indústrias, revendas e distribuidores de materiais elétricos.

Inauguração de filiais comerciais em cinco Estados: SP, RJ, MG, PR e RS.

Desenvolvimento de representantes nos demais Estados.

1995 – CONQUISTAS

• Desde 1995 a empresa é Certificada pelo Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000, sendo condecorada, na época, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso - Governo Federal entre as 100 primeiras empresas brasileiras pela conquista.


• Lançamento de fios e cabos ecológicos para construção civil:
Fio Ecopower – Primeiro fio 750 V antichama, isolado com PVC ecológico no Brasil (livre de metais pesados).
Embalagem tambor – Primeira embalagem no Brasil de rolos com 100 m (tipo tambor).

1997 – ALUMÍNIO | MÉDIA TENSÃO

• Início da produção dos cabos de alumínio nu e alumínio isolado.

• Avanço no processo com novas tecnologias e matérias primas inovadoras com o início da produção de cabos de Média Tensão em HEPR e XLPE com classe de tensão até 20 kV.

2003 – EXPORTAÇÃO

• Entrada no mercado de exportação com planejamento estratégico para internacionalização da empresa em países da América Latina.

Obtivemos parcerias com distribuidores exclusivos na Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai, Argentina e projeto para expansão nos demais países, sendo eles: Colômbia, Cuba, Costa Rica, Guatemala, Guiana Francesa, México, Panamá, Peru e Venezuela.

2010 – EXPANSÃO

• Inauguração da nova planta nomeada “Unidade 04 de Produção” em Poá/SP com aproximadamente 7.000 m². Com essa nova estrutura iniciou a produção de cabos vulcanizados em borracha (EPR e XLPE) até a classe 138 kV em um equipamento chamado “Catenária”, estimativa de produção de 600 t/mês.

• Após três anos de operação, investimos em uma 2ª linha de produção para cabos Vulcanizados, ampliando a produção de cabos de Média Tensão e possibilitando uma produção de até 1.500 t/mês.

2015 – ENERGIA RENOVÁVEL
E ALTA TENSÃO

• Primeira produção do cabo 69 kV com bloqueio radial através da fita APL.

• Implantação de sistema operacional de produção via código de barras (MES - Manufacturing Execution System).
• Lançamento da produção de cabos para energias renováveis: Indulink AL Wind para energia eólica e Indusolar Flex para sistemas de energia fotovoltaica.

2016 – PARCERIA
INTERNACIONAL

• A parceria com a empresa Southwire, maior fabricante de condutores elétricos na América do Norte, ampliou a participação das duas empresas no mercado Brasileiro e Latino-Americano que, juntas, passaram a oferecer aos clientes soluções completas para o mercado de fios e cabos de energia.

• Desenvolvimento do cabo Atox Armado 3x300 mm² 10,5/13,2 kV em parceria com a Southwire para fornecimento na infraestrutura do metrô Buenos Aires/ Argentina, sendo o maior cabo já produzido tanto em diâmetro externo, quanto em kg/m.
• Desenvolvimento do cabo SHD para o mercado de mineração.

2020 – DESENVOLVIMENTO
DA MARCA

• Lançamentos dos cabos Eproflex Jumper 90 e protegidos ”TR - Tricapa” (Indugrex-TR dupla camada XLPE/HDPE).

• Lançamento do cabo Ecopower Slim - MT, “cabos com isolamento livre de chumbo”.

• Implantação no PCP de um sistema inteligente - APS (Sistema Avançado de Planejamento) Preactor AS – Advanced Scheduling.

• Certificação UL para cabos de média tensão para o mercado Norte-Americano.

• Certificação sistema de Gestão Ambiental ISO 14001.

• Recorde em volume mensal da produção dos cabos em alumínio (1.122 t).

2021- CRESCIMENTO SÓLIDO
E SUSTENTÁVEL - 45 ANOS

• Estudo e planejamento para uma planta industrial no Estado de Minas Gerais.

• Desenvolvimento do cabo de média tensão em alumínio 3x1x400mm² 20/35kV - Fornecido para concessionária de energia do Estado de São Paulo.

• Recorde de produção mensal (2.776 t).

• Partimos para P3000 (Planejamento para produção de 3.000 t/mês).

2022
Continuidade dos esforços de pesquisa e desenvolvimento para acompanhar as tendências tecnológicas emergentes. Parcerias estratégicas com empresas líderes do setor.
2023

Completando 47 anos de trajetória, a Induscabos alcança marcos significativo em termos de crescimento de vendas, qualidade dos produtos e reconhecimento da marca. Expansão das operações para novos mercados internacionais, consolidando a posição da empresa no setor elétrico.

Oferecer soluções em transporte de energia, com qualidade, contribuindo, para o desenvolvimento da sociedade.

Ser referência em transporte de energia com crescimento sustentável. 

Segurança, saúde, ética, respeito, qualidade, tecnologia e tradição.

▶️ Saiba como nós trabalhamos. Assista o nosso vídeo

Possuímos um portfolio amplo de produtos e linhas diversificadas para atender desde residências até grandes parques industriais, hidroelétricas e infraestruturas.

Atendemos todo o território brasileiro!

Atuamos em todo território nacional dividido em 5 segmentos.

Distribuidores e revendas:

Presença nas maiores distribuidoras de materiais elétricos para indústrias em geral e obras de grande porte, em todo o território brasileiro. 

Canal de vendas digitais:

Seguindo uma tendência de mercado e principalmente observando uma prática nos contatos entre consumidores e empresas através das mídias digitais, estamos introduzindo esse novo canal de vendas buscando dar o atendimento aos clientes que utilizam dos meios digitais em seus contatos para o desenvolvimento de negócios.

Indústrias, construtoras, engenharias e instaladoras:

Contamos com um canal de atendimento exclusivo e especializado para projetos de infraestrutura de grande porte em todo o Brasil.

Concessionárias de energia:

Somos homologados em todas as concessionárias elétricas brasileiras, com atuação nas usinas hidrelétricas, redes de distribuição, parques de energia eólica e fotovoltaicas.

Nossa presença Global

Expandindo sua participação, em 2002 a Induscabos iniciou a atuação no mercado internacional, prospectando clientes na América Central, América do Sul, África e Oriente Médio. Neste mesmo ano, iniciou também a participação em Feiras e Missões Internacionais com a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).

+ 15 PAÍSES.

Atualmente, a Induscabos exporta 10% da sua capacidade produtiva entre cabos de baixa, média e alta tensão, com crescimento médio de faturamento de 15% nos últimos anos. Está presente em mais de 15 países, como: Argentina, Cuba, México, Panamá, Costa Rica, Guatemala, Uruguai, Angola, Venezuela, Equador, Bolívia, Chile, Colômbia, entre outros, fornecendo para grandes projetos como Reconstrução de Usina de Capanda (Angola), Porto de Mariel (Cuba), Metrô de Santiago (Chile), Projeto Termo Elétrica de Baja Califórnia (México).