A Induscabos tem a disponibilidade para realizar testes um moderno laboratório instalado no seu novo complexo fabril da empresa. Com área de 250 metros quadrados para ensaios, esta nova instalação está equipada para testar cabos com isolação sólida estruturada, até a classe de tensão 138kV. Os ensaios de descargas parciais, um dos principais indicadores da qualidade intrínseca da isolação, serão realizados em um ambiente blindado contra interferências eletromagnéticas (gaiola Faraday).
Na primeira fase, serão testados cabos de média tensão até a classe 20 / 35kV, combinando com o lançamento do Cabo Epronax Sim 105ºC. Segundo a empresa, o modelo Epronax Sim 105ºC é projetado e testado conforme a norma NBR 7286 e possui rigidez dielétrica do composto, que admite temperatura no condutor em regime normal de até 105º C, elevando a capacidade de corrente em até 15% quando comparado com os cabos tradicionais.
A companhia destaca que o Cabo Epronax Sim 105ºC atende às exigências específicas de instalações, como imersão parcial ou total em água, proteção contra esforços mecânicos no sentido radial ou longitudinal, proteção contra roedores e resistência à propagação de chamas.
Fonte: revista Portos e Navios