FALE CONOSCO | +55 (11) 4634 - 9000

Search
Close this search box.

FALE CONOSCO
+55 (11) 4634 - 9000

Você sabe qual a função da Isolação e a diferença entre PVC, HEPR e XLPE?

Você sabe qual a função da Isolação e a diferença entre PVC, HEPR e XLPE?

A função da isolação é de confinar as cargas elétricas no condutor, conduzindo-as diretamente até o ponto de utilização (equipamento elétrico). Qualquer falha na isolação irá criar um caminho de fuga das cargas para fora do condutor, causando um curto-circuito no sistema elétrico, pois a corrente enxergará um caminho de menor resistência elétrica que a do próprio condutor.

A principal diferença entre os materiais isolantes é a temperatura que podem suportar sem degradar.
O PVC é um material termoplástico, pois amolece quando aquecido mas não perde suas características físicas, suportando temperatura de operação normal de até 70 °C no condutor.
O XLPE (polietileno reticulado) e o HEPR (borracha etileno-propileno) são materiais que sofreram um processo de vulcanização (reticulação), tornando-se termofixos. Não amolecem com o calor e suportam temperaturas de operação mais elevadas, de 90 °C. Em média tensão, cabos isolados com EPR 105 suportam 105 °C em operação normal.

As vantagens dos cabos com isolação termofixa é que podem transportar mais corrente que o cabo de mesma seção com isolação termoplástica. Por isto já não se encontram no mercado cabos para 1 kV isolados em PVC. Seu lugar foi ocupado pelos cabos isolados em HEPR, como o Eproflex 90, da Induscabos.

Nossa Newsletter.

Cadastre seu email e receba nossas novidades